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DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

18 de setembro de 2020
3 min de leitura
DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

A meditação é uma prática em que utiliza-se da postura e foco para atingir um estado de calma e paz interior. Possui inúmeros benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, foco e produtividade no trabalho ou estudos.

O segredo para a meditação é um estado de não esforço, no qual a mente retorna ao seu estado natural, onde a felicidade, a profunda sabedoria e a consciência emergem espontaneamente.

Geralmente é praticada em locais próprios, com um instrutor, mas também pode ser feita em casa, podendo aperfeiçoar sua técnica diariamente, reservando de 5 a 20 minutos do seu dia.

Com a prática diária da meditação, é possível perceber um melhor controle dos pensamentos e manutenção do foco nas atividades, além de trazer outros benefícios, como:

– Auxílio no tratamento da depressão;

– Controle do estresse e a ansiedade;

– Diminuição da insônia;

– Melhora do foco e do rendimento no trabalho e estudos;

– Ajuda no controle da pressão alta;

– Maior controle da glicemia no diabetes;

– Ajuda no tratamento de distúrbios alimentares e obsessivo-compulsivo;

– Abaixa a pressão sanguínea;

– Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;

– Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;

– Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;

– Melhora o sistema imunológico.

Agora trouxemos algumas dicas práticas para você que procura uma maior qualidade de vida, e quer aprender a meditar em casa:

1º. Reserve um tempo no seu dia destinado a você. Pode ser de 1 a 2 momentos no dia.

Ao acordar, para manter o foco e diminuir a ansiedade. De meio dia, para descansar das tarefas, ou antes de dormir, para acalmar a mente e promover um bom descanso.

Para evitar a preocupação com o horário, o que pode tirar sua atenção ou não te promover uma imersão total na meditação, programe um despertador para o tempo que você deseja se manter meditando.

2º. O local em que você meditará é importante, portanto escolha um lugar calmo. Pode ser um espaço da casa ou trabalho, que lhe passe tranquilidade, boas energias e longe de distrações que possam tirar sua concentração.

3º. Postura é um dos principais quesitos. A posição para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que você permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo a cima dos joelhos, e com a coluna reta. Contudo, essa não é uma posição obrigatória, é possível permanecer sentado ou deitado, desde que esteja confortável, com a coluna reta, ombros relaxados e pescoço alinhado.

Você deve encontrar um apoio para as mãos, que podem permanecer no colo, uma sobre a outra, ou sobre os joelhos.

Fonte: Pinterest

4º. Em seguida você deve manter os olhos fechados e permitir que os músculos relaxem.

5º. Controlar a respiração é muito importante, utilizando os pulmões completamente. Faça a inspiração profunda, puxando o ar e utilizando a barriga e tórax, e uma expiração lenta. O controle pode ser difícil no começo, mas você pegará o jeito com o tempo. Uma dica simples é você começar a contar mentalmente até 4 na inspiração e novamente na expiração.

6º. É necessário encontrar um foco para manter a atenção, geralmente é usado um mantra, que pode ser qualquer som, sílaba, palavra ou frase que deve ser repetida várias vezes para que tenha um poder sobre a mente. O ‘om’ é o mais conhecidos e tem o poder de trazer paz interior durante a meditação. Entretanto, também é possível ter outros tipos de foco para a atenção, como uma imagem, a própria respiração ou até mesmo algum pensamento positivo ou objetivo que deseja alcançar. O importante é que, para isso, a mente esteja calma e sem outros pensamentos.

É comum que surjam diversos pensamentos durante a meditação, e você não deve brigar com eles, e sim deixá-los vir e depois partir. Com o tempo e a prática, se torna mais fácil se concentrar melhor e evitar os pensamentos.

“O melhor isolamento e reclusão é a paz serena da meditação”

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